Novembro azul – a prevenção é a chave

Novembro Azul é o nome de um movimento criado para estimular a prevenção do câncer de próstata. Ao separar um mês inteiro para essa temática, a expectativa é trazer atenção para a saúde masculina.

A campanha é mundialmente conhecida como Movember (ou seja, junção das palavras inglesas Mustache – bigode – e november – novembro) e visa alertar os homens da importância do diagnóstico precoce.

Origem do Novembro Azul

Inspirado na campanha Outubro Rosa, o Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003. A proposta partiu da iniciativa de alguns amigos que tiveram a ideia de deixar o bigode crescer para chamar atenção para o tema. A escolha do mês de novembro foi graças às comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que acontece no dia 17. Com o passar dos anos, a campanha cresceu e conquistou cada vez mais adeptos.

Hoje, a campanha é mundial e acontece em mais de 20 países. Durante todo o mês, várias ações para conscientizar e jogar luz sobre a temática são desenvolvidas. Os homens são encorajados a deixar o bigode crescer, e a cor azul ganha destaque em roupas e iluminação.

No Brasil, a campanha começou em 2008, em um esforço desenvolvido pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, juntamente com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

 


Cuide-se, porque prevenir é o melhor remédio

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de próstata é o tipo mais comum entre os homens. Além disso, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Realizar o diagnóstico precocemente é a única forma de garantir a cura do câncer de próstata. Dessa maneira, mesmo sem qualquer sintoma aparente, todos os homens a partir dos 50 anos devem ir ao urologista para realizar os exames necessários para o diagnóstico.

Os testes mais comuns para a identificação da doença são os exames de toque e sangue PSA (Antígeno Prostático Específico). Cabe destacar que cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames podem ser solicitados, se houver a necessidade.

Uma das solicitações mais comuns é a coleta de material para a realização de biópsia.

Vencendo preconceitos

Um dos principais objetivos do Novembro Azul é quebrar o preconceito que muitos homens ainda têm com o exame de diagnóstico.

Esse teste, popularmente chamado de exame de toque, envolve a palpação da próstata. Como é feito pelo reto (porção final do intestino grosso), muitos homens se sentem constrangidos pela possível alusão ao sexo anal.

Ainda que esse procedimento salve vidas, muitos acabam evitando a ida ao urologista. Quebrar essa barreira é fundamental para diminuir os alarmantes dados sobre a doença.

Sintomas da doença

Em fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, de tal forma que o diagnóstico é essencial. Quando eles aparecem, significa que cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura.

Na fase avançada, os sintomas são:

  • dor ao urinar;
  • vontade de urinar com frequência;
  • presença de sangue na urina e/ou no sêmen;
  • dor óssea.

Alguns fatores devem ligar o alerta nos homens. Se você apresenta alguns deles, procure seu urologista, sobretudo se estiver com 45 anos ou mais. Os fatores de risco são:

  • histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
  • raça: homens negros sofrem maior incidência desse tipo de câncer;

Prevenção e tratamento

O exame é a única forma de garantir a cura. Após a biópsia e o diagnóstico, o médico vai indicar a melhor forma de tratamento, baseando-se em aspectos diversos, como a saúde mental e a expectativa de vida, por exemplo.

Para realizar a biópsia, já é possível contar com aparelhos tecnológicos de alta precisão. É o caso do Disparador para Agulha de Biópsia Alphacore, aparelho de biópsia automático, reutilizável, pequeno e de excelente desempenho.

Para saber mais sobre esse e outros acessórios médicos, entre em contato com um de nossos consultores. Será um prazer atendê-lo.