Especial Outubro Rosa: descubra como é feita a biópsia de mama

O câncer de mama é um dos tipos mais conhecidos no mundo, bem como sua campanha de prevenção. Além disso, ele também é um dos que mais acomete mulheres. Só no Brasil estima-se que ocorram 59.700 novos casos de câncer para ano do biênio 2018-2019, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, o INCA. Por isso, conhecer mais sobre a doença, formas de prevenção e até mesmo como é feita a biópsia de mama é fundamental para combater o câncer.

O câncer de mama é causado pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor. Existem vários tipos, os quais podem ter um desenvolvimento mais rápido ou lento. Depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama é o que mais acomete mulheres nas regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste do país.

Fatores que aumentam o risco

Existem alguns fatores que aumentam o risco do desenvolvimento do câncer de mama, como ambientais e comportamentais, história reprodutiva e hormonal, além de genéticos e hereditários. Confira abaixo quais são os principais e fique atento:

  • Obesidade e sobrepeso no período pós-menopausa;
  • Sedentarismo;
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Frequente exposição a raios-x;
  • Primeira menstruação antes do 12 anos;
  • Não ter filhos;
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Menopausa após os 55 anos;
  • Uso de contraceptivos;
  • Reposição hormonal pós-menopausa;
  • Histórico familiar de câncer de ovário;
  • Casos de câncer de mama na família antes dos 50 anos em mulheres e em homens;
  • Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

O câncer de mama de caráter hereditário corresponde de 5% a 10% de todos os casos. Em homens esse número cai, sendo de apenas 1%. Mas fique atenta, a presença de um ou mais dos fatores de risco não significa que a mulher terá a doença, só é preciso redobrar os cuidados com a saúde.

Existem dois tipos de câncer de mama: o invasivo e o não invasivo. O não invasivo é também chamado de câncer in situ. Ele é caracterizado por estar contido em alguma parte da mama, mas não se espalha para outros órgãos. Basicamente, ele fica contido por uma membrana que reveste o tumor e impede que ele se rompa e espalhe as células cancerígenas. No câncer invasivo, essa membrana se rompe, fazendo com que as células do câncer se espalhem por outros pontos do organismo. Entretanto, todo câncer não invasivo tem chances de se tornar invasivo.

Fique atento aos principais sintomas e descubra como é feita a biópsia de mama

O câncer de mama pode não apresentar sinais físicos nas etapas iniciais. Entretanto, à medida que ele cresce, as células tumorais se multiplicam e pode-se notar algumas mudanças:

  • Aparecimento de nódulo na mama ou próximo da axila;
  • Saída de líquido pelo mamilo, quando pressionado;
  • Alteração do tamanho ou formato irregular das mamas;
  • Surgimento de feridas que não se cicatrizam.

Quando um câncer é descoberto, é preciso realizar uma biópsia para descobrir se o nódulo é invasivo ou não invasivo. Existe muito receio por parte dos pacientes, por isso é importante se informar sobre como é feita a biópsia de mama para desmistificar o processo.

A biópsia é a remoção de uma pequena parte de tecido para a avaliação anatomopatológica da presença do câncer. O processo consiste na análise e interpretação da amostra através de exames, além da avaliação de células, tecidos e órgãos, que podem diagnosticar a doença. Se forem encontradas as células cancerígenas na amostra, é trabalho do patologista identificar qual o tipo de câncer e a que ele corresponde.

Se você quer saber mais sobre o processo, não deixe de conferir o texto “Como é feita a biópsia de mama: entenda mais sobre o assunto”. Descubra tudo sobre o processo e desmistifique esse mito.

Conheça os principais tipos de câncer de mama

Os tipos de câncer de mama são variados, dependendo do seu desenvolvimento. Existem alguns mais agressivos que outros. Conheça abaixo quais são os principais.

  • CDIS, ou carcinoma ductal in situ;
  • CLIS, ou carcinoma lobular in situ;
  • CDI, ou carcinoma ductal invasivo. Este representa cerca de 80% dos cânceres da mama invasores ou invasivos;
  • CLI, ou carcinoma lobular invasivo;
  • Carcinoma inflamatório da mama. É um tipo muito agressivo, porém muito raro.

Existem outros tipos de câncer de mama que se mostram extremamente raros, como o carcinoma medular, o carcinoma mucinoso, carcinoma tubular e o tumor filoide maligno. O Ministério da Saúde oferece tratamento gratuito para o câncer de mama por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

Prevenção: o melhor aliado na luta contra o câncer de mama

O mês de outubro é marcado pela celebração e pelo incentivo ao autoexame da mama. A conscientização de mulheres de que a prevenção é a melhor forma de combater o câncer tem ganhado mais adeptos a cada ano.

Para se prevenir, além do autoexame da mama, a mulher precisa adotar um estilo de vida saudável. Isso ajuda a diminuir os fatores de risco que já listamos acima. Ter uma alimentação balanceada, bem como realizar a prática de exercícios, é uma boa forma de prevenir doenças e cuidar do seu corpo.

A mamografia é outro aliado da causa. Mulheres com mais de 35 anos e que apresentam fatores de risco devem realizar a mamografia anualmente, sem exceção. Já mulheres entre os 50 e 69 anos de idade devem realizar o exame a cada um ano ou dois anos. Mas é importante lembrar: a realização da mamografia não exclui o autoexame da mama, que deve ser feito logo após o término da menstruação.

Agora que você conhece mais sobre o câncer de mama e descobriu até como é feita a biópsia de mama, não precisa tratar deste assunto como um tabu. A informação é a melhor aliada da prevenção. Aprofunde-se no assunto e conheça as agulhas que são utilizadas nos exames. A ProMedical está com condições especiais durante o Outubro Rosa: compre 10 e ganhe uma.