Agulhas de Biópsia o guia definitivo, tudo que você precisa saber!

De antemão deixo claro que neste guia iremos esclarecer todas as dúvidas encontradas para a compra de agulhas de biópsia, não importa se esta iniciando o serviço ou se já é um profissional experiente, o conteúdo se aplica para todos.

Quais tipos de biópsia existem?

As biópsias podem ser feitas através de dois tipos de materiais: o citológico e o histológico.

 

  • A biópsia citológica, como o nome já indica, é aquela que analisa amostras de células, como é o caso é das agulhas de aspiração.
  • A biópsia histológica analisa amostras de tecidos; como por exemplo nas biópsias de mama, de próstata e de rim. A agulha, ao ser disparada contra o órgão com suspeita de tumor ou qualquer alteração de células, abre e fecha uma gaveta imediatamente, colhendo dessa forma uma amostra do tecido para ser examinado. Dentro do grupo das histológicas ainda temos as agulhas ósseas. Estas necessitam de pressão contra o osso, para se retirar em fragmentos a amostra necessária para a análise.
  • Para biópsias histológicas, existem 3 tipos de agulhas de biopsia no mercado, com relação à forma de disparo: as agulhas automáticas, as semi-automáticas e as usadas em disparador. A saber:
  1. Agulhas automáticas: o seu formato é parecido bem como o de um disparador, muito fácil de manusear.
  2. Agulhas semi-automáticas: também conhecidas como tru cut, são mais baratas que as automáticas. Têm empunhadura da mesma forma que uma tesoura, e também dispensam disparador.
  3. Agulhas para disparador: mais baratas que as duas acima, exigem o uso do disparador. Normalmente usadas por profissionais com maior fluxo de exames. E é muito importante que, ao comprar, confira se a agulha é compatível com o seu disparador assim evita problemas ao realizar o exame.

ATENÇÃO POIS ESTE É O FAMOSO PULO DO GATO:

Antes de tudo tome cuidado com as manutenções preventivas, principalmente as que são oferecidas sem custo. Acontece bastante de o disparador, ao ir para a revisão, voltar com o número alterado de pinos internos, no carrinho do disparador, o que restringe a uma marca só na hora da compra das agulhas. Fique atento a isto!

Depois de saber quais tipos de agulhas de biópsia você vai usar é necessário escolher o modelo dela que, no caso do disparador, vai variar de acordo com o modelo e marca deste, e ainda com o tipo de procedimento a ser feito. Nas duas outras opções de agulhas (automáticas e semi-automáticas), o que vai ser analisado é o tipo de exame a ser feito; afinal, cada local a ser biopsiado, exige uma calibragem específica de agulha e, dependendo do paciente, um comprimento maior ou menor.

 

Para um exame de próstata, por exemplo, é necessária uma agulha mais fina, geralmente de 18G (gauges).

 

Lembrando que o gauge apresenta uma medida inversamente proporcional ao milímetro; ou seja, quanto maior o gauge, menor a calibragem.

 

Vamos conhecer os vários tipos de agulhas de biopsia:

 

Agulhas de biópsia que utilizam disparadores

 

Universal

O modelo Universal requer o uso dos disparadores Pro Mag 2.2, Gallini, MBD23, Amazon e Intermedical. Essa classe de agulhas é usada em biópsias de mama, próstata, rim, fígado e tireoide.

Consulte os tamanhos disponíveis.

 

U.Duo – 0P

As agulhas U.Duo – 0P, empregadas em biópsia de mama, próstata, rim, fígado e tireoide, são compatíveis, exclusivamente, com o disparador Promag 2.5.

Consulte os tamanhos disponíveis.

 

Unigun – UG

Para os disparadores Bard Magnum e Alphacore, é preciso usar a agulha do modelo Unigun. Esse tipo de dispositivo é usado em exames de mama, próstata, rim, fígado e tireoide.

Consulte os tamanhos disponíveis.

 

Unimag – UG

Para os disparadores Promag 2.5 e Alpha Plus, é preciso usar a agulha do modelo Unimag. Esse tipo de dispositivo é usado em exames de mama, próstata, rim, fígado e tireoide.

Consulte os tamanhos disponíveis.

 

Agulhas de biópsia que dispensam disparadores

 

Velox (agulha semi-automática)

A agulha Velox é do tipo “Tru-Cut”, o que significa que ela é semiautomática, de controle manual e dispensa o uso de disparador. O médico colhe o material para biópsia sem o propulsor.

Consulte os tamanhos disponíveis.

 

Medone (agulha automática)

O modelo Medone possui uma série de controles de segurança, como trava antidisparo e corte ajustável, que permite a regulagem em 15mm ou 22mm, de acordo com a necessidade do exame e/ou do paciente. Esta agulha foi desenvolvida para utilização em tecidos macios.

Consulte os tamanhos disponíveis.

 

Perfectus (agulha de medula óssea ou de mielograma)

A agulha Perfectus é usada durante o procedimento de transplante de medula óssea (mielograma). Existem opções de medidas de acordo com as características do paciente.

Consulte os tamanhos disponíveis

 

Neo Oxus (agulha óssea)

O modelo Neo Oxus é ideal para recolher ósseo. Sua ponta é do tipo Jamshidi e acompanha extrator de amostra. São várias medidas que deverão ser escolhidas de acordo com as características do paciente, como idade e peso, por exemplo.

Consulte os tamanhos disponíveis

 

COX (agulha introdutora coaxial)

Mais conhecida simplesmente como Coaxial, o modelo COX apresenta maior mobilidade e permite que o médico alcance locais de difícil acesso. Ela é utilizada para auxiliar os procedimentos de biópsia, pois funciona como uma guia permitindo vários disparos sem a necessidade de outra perfuração, o disparo é feito com maior precisão, com a agulha passando pelo seu canal.

Agulha Introdutora Coaxial

Consulte os tamanhos disponíveis

 

Chiba

A agulha Chiba é utilizada no processo de aspiração da amostra de líquido e possui marcação em centímetros para auxiliar a realização do exame. Serve também para anestesia de próstata e aspiração da tireoide.

Consulte os tamanhos disponíveis

 

Hepax

A agulha Hepax é específica para a realização da biópsia do fígado. O tamanho utilizado no exame varia de acordo com as características do paciente.

Consulte os tamanhos disponíveis

 

Sinurep (agulha de marcação mamária)

A agulha Sinurep é utilizada para auxiliar a biópsia de nódulos mamários. Com a ajuda dela, o médico marca o local exato em que a agulha deve ser inserida para recolher o material para realizar a análise citopatológica.

Consulte os tamanhos disponíveis

 

Agulha de biópsia pleural reutilizável

As agulhas de biópsia pleural COPE foram desenvolvidas para a remoção de pequena quantidade de pleura para estudo histopatológico. O produto é fabricado em aço inoxidável e permite sua reutilização após esterilização adequada.

Consulte os tamanhos disponíveis

 

No caso da biópsia de próstata, muitos profissionais optam pelo uso da guia de biópsia, que funciona como um auxiliar que aumenta a precisão e segurança do exame.

Portanto na hora de comprar a guia é fundamental informar marca e modelo do seu transdutor, pois a guia precisa ficar perfeitamente encaixada no transdutor para se realizar o exame.

A ProMedical tem guias compatíveis com transdutores da GE, Philips, Toshiba, Hitachi e Aloka. 

 

Confira os modelos compatíveis no site.

 

Por que a qualidade das agulhas de biópsia é essencial?

Antes de tudo, falar sobre a qualidade pode parecer redundante, mas a qualidade das agulhas e dos materiais usados em biópsias influencia no processo de retirada das amostras. Portanto a performance do equipamento determina a confiabilidade do material que será analisado. O correto funcionamento garante que o procedimento aconteça dentro dos padrões necessários.  Além disso, devemos levar em consideração o conforto e o bem-estar do paciente. Assim, o médico precisa confiar na qualidade da agulha que será utilizada, atestando o sucesso do procedimento.

ProMedical proporciona para seu cliente acima de tudo a qualidade necessária na hora de adquirir produtos médicos e hospitalares. Nossa linha de materiais vai desde pinças e agulhas para biópsia até os mais variados artigos, principalmente para endoscopia, colonoscopia e ultrassonografia. Por meio do nosso site você tem acesso à nossa completa linha de produtos, realiza sua compra com segurança e recebe sua encomenda em qualquer parte do Brasil.

Em primeiro lugar comprando da ProMedical, você tem:

 

  • Qualidade;
  • Segurança;
  • Confiabilidade nos resultados;
  • Conforto para o paciente;
  • O melhor custo-benefício do mercado;
  • Excelente performance

     

Visite nossa loja virtual e faça a sua encomenda.

 

Visite nosso blog e confira todas nossas dicas para produtos de Ultrassonografia e Endoscopia.