Utilização de corantes na Endoscopia
A endoscopia é um procedimento médico que utiliza um tubo flexível com uma câmera na ponta para visualizar o interior do corpo. Na endoscopia, corantes podem ser utilizados para realçar certas áreas ou identificar lesões.
Esses corantes podem ser aplicados diretamente na área de interesse ou ingeridos para colorir o trato gastrointestinal. A utilização de corantes na endoscopia ajuda os médicos a identificar e diagnosticar condições como úlceras, pólipos, tumores e sangramentos. É importante ressaltar que a escolha e o uso dos corantes são feitos pelos profissionais de saúde com base nas necessidades e condições específicas de cada paciente.
Dentre os corantes mais utilizados na área da endoscopia podemos citar os seguintes:
- Azul de Metileno
- Lugol
- Indigo Carmim
- Ácido Acético
- Nanquim.
Corante Lugol para diagnóstico
Usado em soluções de 2% a 3%, composto de iodo + iodeto de potássio. Ele “colore” as células normais, enquanto as células alteradas (da área lesionada) têm sua coloração pouco ou nada alterada. Ao identificar uma área que recebeu o corante e não teve um nível determinado de coloração, o médico pode diagnosticar o paciente com uma ou outra doença.
Entre outras doenças, o Lugol é muito utilizado para diagnóstico de megaesôfago (dilatação e perda de movimentação do esôfago, que causa a incapacidade de engolir o alimento) e estenose cáustica (estreitamento do esôfago provocado por ingestão de soda cáustica).
Acesse nossa loja virtual para adquirir o corante Lugol.
Corante Azul de metileno para diagnóstico
Em soluções a 0,5%: é mais usado em colonoscopia. Ele é absorvido pelas células epiteliais do intestino delgado e cólon. Antes da sua aplicação é necessário o uso de um mucolítico (que torna o muco menos viscoso, e assim ele seja mais facilmente eliminado pelo organismo). O resultado é considerado positivo se a parte da lesão permanecer corada após a lavagem com água destilada. O Azul de Metileno é absorvido pelo organismo em 24 horas.
Acesse nossa loja virtual para adquirir o corante Azul de Metileno
Corante Indigo Carmin para diagnóstico
Solução a 0,5%: composto por um corante vegetal índigo e um agente vermelho carmim.
É um corante muito comumente usado na avaliação da doença celíaca (doença autoimune, provocada pela intolerância ao glúten) de realce não absorvível pela mucosa, o que permite que os contornos fiquem destacados e com isso a topografia da mucosa fique salientada.
Acesse nossa loja virtual para adquirir o corante Indigo Carmin
Corante Nanquim para diagnóstico
solução a 10%: Tinta à base de carvão ativado; não é usado especificamente para diagnóstico, mas para tatuar e marcar pequenas e múltiplas lesões da mucosa para uma cirurgia. Usada quando o médico endoscopista vai passar o paciente para o cirurgião, por exemplo; ele demarca o local a ser tratado pelo outro profissional, em um outro procedimento. O produto ficará no organismo por até 10 anos, não há contra-indicações.
Acesse nossa loja virtual para adquirir o corante Tinta Nanquim
Ácido acético para diagnóstico
Usado em solução a 2%: principal componente do vinagre obtido principalmente pela oxidação do
etanol do vinho é um agente mucolítico (como já dito acima, é aquele eu tem a capacidade de tornar o muco menos viscoso, e assim ser facilmente eliminado pelo organismo). Ele não é propriamente um corante, pois o que ele faz é tornar a mucosa mais opaca, e assim dando maior contraste ao seu relevo, evidenciando sua forma. É muito usado no diagnóstico de Esôfago de Barret.
Acesse nossa loja virtual para adquirir o Ácido Acético
Buscamos sempre trazer conteúdos que possam ajudar nossos clientes no dia a dia bem como tira dúvidas sobre a utilização dos nossos produtos, acompanhe nosso blog e fique por dentro de todas as novidades.
Além dos corantes a Promedical trabalha com a linha completa de produtos para Endoscopia e Ultrassonografia, acesse nosso site e confira.