Diferença entre o teste rápido e PCR
Atualmente, estão sendo realizados dois tipos de testes para o Sars-CoV-2, os testes rápidos e o PCR ou RT-PCR. Um é responsável por identificar anticorpos, seja IgG ou IgM (teste rápido), já o PCR ou (RT-PCR), é responsável por identificar material genético ou antígenos do vírus.
O teste PCR é padrão ouro para a pesquisa de antígenos com função diagnóstica e foi definido como teste definitivo segundo a OMS. Ele detecta a transcriptase reversa em tempo real, o que garante se há presença de material viral no indivíduo testado.
O teste rápido é um termo popular para o teste imunocromatográfico, um dispositivo de uso profissional, de fácil execução que não necessitam de outros equipamentos de apoio utilizado em laboratórios. Além disso, podem auxiliar o mapeamento da população entre contaminados x não contaminados, mas não tem função diagnóstica.
É de grande valia ter o teste em sua clínica pois os testes serão realizados mediante prévio agendamento assim evitando aglomerações, por ser particular não requer pedido médico, o que garante um retorno financeiro para a clínica, garantindo testes para todos os pacientes e diagnóstico eficiente populacional.