A Importância da prevenção e diagnóstico precoce no combate ao câncer de próstata

Estamos no Novembro Azul!

Esta iniciativa visa aumentar a conscientização sobre a saúde masculina e a necessidade de realizar exames e consultas periódicas, principalmente em relação ao câncer de próstata, uma das doenças mais comuns em homens. Composta por diversas ações e abraçada pelas organizações de saúde de muitos países, além de ONGs, ela abrange o mundo todo.

A campanha foi iniciada em 2003, na Austrália, com o Movember, iniciativa que visa aumentar a conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce de todas as doenças particulares ao sexo masculino como o câncer de próstata e testículo, além da depressão e suicídio em homens. Ela envolve deixar crescer o bigode para alertar pessoas pela rua, por isso o seu nome: moustache (bigode em inglês) + november (novembro) = movember.

Por que a prevenção é tão importante?
 

Segundo dados da OMS e do INCA, o tumor na próstata é o segundo câncer mais comum em homens, atrás apenas do câncer de pulmão. Apesar disso, sua detecção é muito difícil de ser realizada pelo próprio paciente, devido à natureza dos sintomas e da localização do órgão, um dado muito preocupante devido à possibilidade do câncer se espalhar pelo organismo e causar até mesmo a morte.

Por isso, a importância da prevenção para que homens mantenham sua rotina médica em dia e, a partir de 50 anos, façam o exame anual do toque. Grupos de risco, por outro lado, devem começar a fazer o exame de forma mais precoce, a partir dos 40 anos.  Estes grupos são compostos de pessoas com histórico na família, obesos, tabagistas e pessoas negras.

Quais são os sintomas do câncer de próstata?

Como tratamos acima, este câncer é uma doença silenciosa, inicialmente. Seus sintomas não são visíveis e apenas exames detalhados podem diagnosticar a condição com sucesso. Além disso, podem ser confundidos com aqueles de diversas outras enfermidades, por isso, fique atento a eles:
 

– Micção frequente;

– Fluxo urinário fraco ou interrompido;

– Vontade de urinar frequentemente à noite (Nictúria); 

– Sangue na urina ou no sêmen; 

– Disfunção erétil; 

– Dor no quadril, costas, coxas, ombros ou outros ossos se a doença se disseminou; 

– Fraqueza ou dormência nas pernas ou pés.

A Promedical apoia esta campanha!

Durante todo o mês de novembro, estamos com condições especiais para as agulhas de biópsia. A Promedical apoia todas as iniciativas para a prevenção da saúde de todos os brasileiros.